top of page
OrquestraPopulardeParaty-3teste.jpg

Originário de Toulouse, França, Jérôme Charlemán estudou música desde os 6 anos de idade (violoncelo, piano, violão, harmonia clássica, e finalmente Saxofone Tenor).


Apaixonado pela cultura popular Brasileira, residiu em Coimbra (Portugal), onde integrou a Banda de Jazz da Tuna Acadêmica de Coimbra (TAUC) como solista, com turnês por Portugal e Europa. Também integrou a banda pop Belle Chase Hotel, do cantor e compositor JP Simões. 

Jerome chegou no Brasil em 1998 para se familiarizar com a musica brasileira em São Paulo (com Naylor “Proveta” Azevedo, Luis Miguel Wisnik, Letieres Leite, e Cláudio Leal em Harmonia, entre outros), participando de projetos como o quinteto instrumental Le Petit Comité, do maestro e vibrafonista André Juarez, com quem se apresentou na Europa em 2014 e gravou três CDs.

 

De passagem pela China em 2007 e 2010, realizou diversos shows pelo pais, entre outros o espetáculo multi-artístico Terra Ignota que representou a cidade de Macau na Exposição Universal de Xangai, além de participações em bandas de cantores internacionais: Micky Murphy (USA), Anne Evenou (França) e Filó Machado (Brasil).

 

Em 2011, Jérôme radicou-se na cidade de Paraty (RJ) onde trabalhou nos arranjos do cantor Luis Perequê no álbum “Luis Perequê ao vivo“, e com quem se apresentou pelo Brasil afora. Gravou e dirigiu o aclamado projeto “Suíte de Paraty“ do compositor Rhandal Oliveira, e criou a Orquestra Popular de Paraty, com apresentações em vários festivais. Entre 2015 e 2021, e atuou como professor de música na Casa da Cultura.

Como letrista, teve parceria com o musico Gabonês Frederic Gassita na musica M'Balancé, lançada no mercado internacional em 2015.

Como produtor, aprovou e realizou vários projetos e editais (Cultura Presente nas Redes, Retomada Cultural, Premio Funarj de Musica ao Vivo).

Criou enfim o Sexteto Sextante em 2022, para apresentar seu trabalho autoral, que foi contemplado pelo Prêmio Funarj Musica ao Vivo e venceu o Prêmio Rádio MEC na categoria Instrumental com a música “Artemis”  como Melhor Composição e Melhor Intérprete.

bottom of page